27/06/07

Pausa para um momento de pura poesia

«Será um apoucamento provinciano antepor a estas grandes questões que são planetárias esta questão minúscula e fora de tempo que é ratificar ou não um tratado».

Alberto Martins, líder parlamentar do PS

26/06/07

Suicídio

Há nove anos que o número de suicídios no Japão ultrapassa os 30.000 por ano mas só agora o Governo decidiu avançar com um estudo para analisar as causas desta taxa, a mais elevada dos países industrializados.

Ou seja, foi preciso morrerem 270.000 japoneses para que alguém se lembrasse de que nenhuma destas pessoas foi uma baixa de guerra ou uma vítima de doença epidémica. Parte da resposta pode estar exactamente aqui: no desapego e na indiferença com que este povo lida consigo próprio e com o desespero que o leva a pôr termo à vida.

25/06/07

Pratos do Dia

Leitão da Bairrada
Cozido à Portuguesa
Ovos Moles de Aveiro
Francesinhas
Queijo Serra da Estrela
Sardinhas Assadas
Pastel de Nata
Leite Creme
Presunto de Chaves
Carne de Porco à Alentejana
Queijo da Ilha de São Jorge
Polvo à Lagareiro
Migas

21/06/07

Para quê mais discussões?

Ontem descobri que basta passar os olhos pelos wallpapers dos computadores de meia dúzia de colegas de trabalho do sexo feminino para perceber que há coisas em que as mulheres são todas iguais. Basta terem filhos, sobrinhos, afilhados bebés e uma máquina fotográfica digital.

20/06/07

Cambada de insensíveis

Um grupo formado por malta do PCTP-MRPP, PNR e Movimento Partido da Terra resolveu fazer uma manifestação ontem em Lisboa. Motivo? Não foram convidados para participar no debate promovido pela SIC Notícias e que metia 7 candidatos à Câmara Municipal de Lisboa. Lá veio a conversa do costume: ai a censura, ai a falta de oportunidades iguais, ai a SIC que é tão má. Ninguém se lembrou que se calhar isso representava um problema logístico tipo não caberem todos no décor ou faltarem cadeiras para tanto padroeiro da causa lisboeta.

19/06/07

marta r, twelve points

«(O Benfica) é um lar de terceira idade. O Rui Costa diz que gosta muito do Benfica. Então porque é que não jogou lá quando tinha 25 anos?»
(Joe Berardo em entrevista ao Semanário Económico)

Não quero ser má-língua mas deve ter sido exactamente pelos mesmos motivos que o fizeram a ele, Joe, emigrar para África do Sul em 1963.

14/06/07

Assim, de repente, com licença. Vou fazer um sono de beleza até segunda-feira

Ok, ok, eu colaboro na campanha

Os estudantes de Medicina do Porto precisam de mais cadáveres para analisar nas cadeiras de Anatomia e fazem um apelo à boa vontade dos portugueses para doarem o corpo ao ensino e à investigação. Cheira-me que a bicharada com domicílio nos cemitérios do país e os crentes na vida para além da morte não estarão muito sensíveis ao apelo. Por mim, sirvam-se à vontade. Mas certifiquem-se que a seguir ao meu último suspiro não virá mais nenhum. Não me apetece nada acordar num tabuleiro com 500 caloiros a observar atentamente as minhas vísceras.

12/06/07

Mal dá para acreditar

E não é que as Feiras do Livro de Lisboa e do Porto registaram um aumento de 20% de vendas? Que bom ser poupada à recorrente choraminguisse dos editores e livreiros, que à frente das câmaras de televisão adoram queixar-se dos portugueses que não lêem e, no calor das suas bancas, marcam preços exorbitantes por edições do século passado a tresandar a mofo e a manuseamento selvagem. Que bom. Já não aguentava tanto sofrimento. Era de fazer chorar as mais duras pedras da calçada.

11/06/07

Reuniões

Odeio, odeio, odeio, odeio, odeio, odeio, odeio, odeio. E cada vez odeio mais. E com mais forças. Todas as que tenho. Não sobra uma para aligeirar o sacrifício de ter que me sentar a uma mesa para ouvir 50% de informações facilmente transmitidas via telefone ou email e 50% de conversa da treta.

07/06/07

Portanto, não falar das coisas é pedagógico. Com o álcool é diferente: a malta fica alegre, pronto

Recorda-se do último abuso de álcool que teve?
A minha última bebedeira... bebedeira não, mas alegre e tal, foi quando saímos todos, quando é que isso foi? (...) No concerto dos Buraka Sound System.
Já fumou um charro com os amigos do BE?
Não vou responder a isso.
Fala de álcool e não de drogas. É preconceito?
Não. Admito as duas coisas. Não tenho problemas com o charro. Mas acho pedagógico as pessoas não falarem sobre essas matérias com muito à vontade, porque temos um problema real de droga em Lisboa.
Usa drogas leves ou não?
Não respondo a essa pergunta.
(José Sá Fernandes, em entrevista à revista Sábado)

06/06/07

É favor não incomodar II

Continuo a ver-me tão bem na Quinta das Lágrimas que vou ficar por lá mais um dia. Ainda tenho stock de livros. Vou só trocar de som. Siga para bingo.

05/06/07

É favor não incomodar

Hoje vejo-me aqui numa preguiça mansa, num doce embalo musical ao som destas letras. E vejo-me tão bem que quase parece verdade.

04/06/07

Optimismo

Este fim-de-semana, o nosso presidente foi à festa de Serralves e saíu de lá feliz e contente por ver tanta gente. Depois, foi a Santarém e pediu à comunicação social que desse uma imagem positiva da agricultura portuguesa, realçando a modernização em curso no sector. O homem anda mesmo satisfeito com o país que lhe calhou em sorte. Agora é bom que os jornalistas não estraguem tudo com notícias inconvenientes.