30/03/06

Autobiografias

Maria Filomena Mónica, autora de "Bilhete de Identidade", não se cansa de dizer em tudo o que é entrevista que lamenta a (quase) inexistência de autobiografias de personalidades portuguesas. Pois aqui vai uma boa notícia para ela: o mítico árbitro de futebol Jorge Coroado lança hoje um livro de memórias recheadinho de histórias do mais fino bom gosto.
Dois exemplos: durante uma estada em Paris para apitar um jogo, o ex-profissional de arbitragem conta que "apareceram" umas jovens no hotel onde ele estava instalado e "calhou-lhe" uma gaiata que lhe disse logo para o que ía. Ele não se desfez e acabou a noite a conversar "sobre tudo menos futebol". Noutra ocasião, em Bucareste, a coisa correu pior. Saiu-lhe na rifa uma bela romena com mais pedalada mas com um ar contrariado. O bom do Jorge Coroado teve atitude de homem: percebeu que ela era casada e convidou-a a sair do quarto.
A Maria Filomena Mónica que se ponha a pau. Com concorrência deste gabarito em matéria de autobiografias, o livrito dela bem pode ficar a ganhar pó nas prateleiras das livrarias. E é bem feito. Quem é que a mandou dizer que os portugueses não se pelam por contar as suas proezas pessoais?

6 comentários:

Anónimo disse...

Verdade? E eu pensava que os árbitos e os jogadores, gostavam daquelas surpresas no Hotel.Tinha que ser Português e provinciano.Honesto ou sem pedalada para as moças.Ih ih ih ih

João Silva disse...

Confesso que estou curioso para ler!
Não me leves a mal um pequeno reparo: refereste a Coroado como "ex-profissional da arbitragem", mas ele é apenas um ex-arbitro amador, pois infelizmente os árbitros em Portugal ainda são todos amadores!
Depois queixamo-nos de falta de qualidade... Pudera, se forem ver um jogo com futebolistas amadores também não é grande coisa!

Custódia C. disse...

Pois ... mas a MFM tb se acha o..... supra sumo das autobiografias. Desculpem lá, mas não há pachorra para tanto convencimento!!!! Eu sei que devemos gostar de nós próprios e ter orgulho naquilo que achamos fazer bem.... mas às vezes um bocadinho de humildade não faz mal nenhum!

nspfa disse...

O grave é que ao povinho o que vai agradar são as histórias do arbito mais as prostitutas

marta r disse...

João Silva, tens toda a razão. Não há árbitros profissionais em Portugal. Que estúpido lapso o meu! Obrigado por estares atento e fica à vontade para fazer reparos sempre que encontrares outras calinadas minhas...

Out of Time disse...

A MFM só teve a repercursão que teve porque é uma "menina bem" que ousou tocar em "intocaveis" ao comentar os seus pecadilhos menores, na verdade o seu livro não acrescenta nada. Os arbitros e jogadores têm biografias que vendem muito mais e com histórias muito mais "divertidas". È ver retratado o pior que temos em Portugal, o dinheiro fácil e o poder mediático.