03/05/06

Cinco Milhões e Meio

Mais de cinco milhões e meio de crianças morrem todos os anos de subnutrição, conclui o relatório da UNICEF "Progress for Children: a Report Card on Nutrition", divulgado esta terça-feira. Mais de metade destas crianças habitam em apenas três países: Bangladesh, Índia e Paquistão. (in TSF online).
Se estes países se situassem no Médio Oriente, as altas taxas de mortalidade infantil serviriam de pretexto para uma guerra preventiva por parte dos EUA?

7 comentários:

João Silva disse...

Cara Marta, comentários para quê?

É a vergonha da nossa civilização!
Está mais que provado, que se os recursos gastos pelos países em armas, guerras, e todo o tipo de militarismo bélico, fossem aplicados a matar a fome a quem dela morre...esta já estaria irradicada do planeta.

Mas isto é utupia! será mesmo impossível?

Anónimo disse...

E nós continuamos a escolher crianças por catálogo, louritas, olhos claros,o mais pequenitas possiveis para não virem com maus vícios, etc.

BAd disse...

As guerras só servem motivos estúpidos como riqueza e armas, nunca com o intuito construtivo.
Mas também não acho que a guerra fosse a melhor solução.
Na verdade enquanto 'money makes the world go round', pouco ou nada se pode fazer nas altas instâncias contra males que não venham aumentar o poder ou a fortuna dos países.
Entretanto só as instituições não governamentais é que conseguem ser uma gota num oceano de epidemias, fome, pobreza extrema, etc.
É o mundo que temos.
Quem pouco tem ajuda, quem tem muito vive a fingir que essas realidades não existem.

tulipa_negra disse...

é óbvio que não serviria de pretexto...
A terrível situação que se vive em África serve sim de pretexto para os países desenvolvidos viverem confortavelmente à custa da miséria desse pobre continente.
E creio que esse número irá aumentar substancialmente este ano, agora que cortaram nas ajudas ao Darfur... É lamentável e inconcebível haver crianças que morram â fome todos os dias

Custódia C. disse...

Nós lemos estas coisas e ficamos a pensar sobre elas, a comentar sobre elas e por aí. Não nos é indiferente e pensamos sempre em qual poderá ser o nosso papel nesta matéria. E quem tem a possibilidade e o dever de fazer alguma coisa, como será que se sente?

Mariana disse...

pois tá claro... tens dúvidas?!

nspfa disse...

para os eua o interesse é despejar ums bombas pa manter a industria em actividade, por isso esse pretexto parece-me mais que válido