09/07/07

Mulheres

Não bastam as rugas, as peles caídas, os calores súbitos, as nuances brancas no cabelo, a infernal celulite, os papos, as primeiras dores nas articulações, as estrias que sobram da gravidez, as unhas a lascar. Não bastam. Diz o Público que "os papéis para mulheres com mais de 40 anos começam a rarear nos reportórios das companhias teatrais". O mundo é cruel para as mulheres que envelhecem, o mundo é medonho para as actrizes com idade a mais para ser moranguita e com idade a menos para parar de sonhar. O mundo continua a ser injusto. É mais ou menos isso.

21 comentários:

Custódia C. disse...

O problema reside na idolatria da eterna juventude e do físico perfeito ...

Anónimo disse...

muito injusto este mundo fabricado para mulheres bonitas, magras, novas, cosmopolitas, sem rugas e sem falhas

Anónimo disse...

olá
o mundo somos nós
e nós somos injustos as (por vezes inconscientes)
adoro os meus 40 e ...
assim como os 50 que vão vir
os anteriores (anos)também foram jiros)
beijinho
"cagamos" para os injustos :)

1entre1000's disse...

marta então quanto azedo, logo para inicio de semana???? nem parece post teu...

Miss Alcor disse...

Nem mais!
Infelizmente acho que respeitamos muito pouco a sabedoria da idade. E os "menos jovens" têm tanto para nos ensinar!!!
(eu falo por mim, porque a minha avó ainda este fds participou num desfile de vestidos de chita à moda antiga, e fez um brilharete! Ela e as outras "menos jovens todas"!!!)

rps disse...

Nós, homens, também somos vítimas dessa cultura de rejeição do envelhecimento e de culto da eterna juventude. Vai um gajo para velho e continuam a exigir-nos que tenhamos 20 anos...

Anónimo disse...

Começam os filhos a ser " mais que as mães.

Na minha idade já podia ser pai das moranguitas. Que horror.

Leonor disse...

Sobretudo se pensarmos naquio que verdadeiramente é uma mulher de 40 anos ... it doesn`t get much better than that ... :)(assinado: uma quaaaase quarentona ...)

triss disse...

Como diz o Lobo Antunes a velhice é indigna.

Pedro Correia disse...

Só quem não sabe apreciar mulheres é que faz todas essas restrições.

Miguel S. disse...

Se te serve de consolo, acho que os homens já vão pelo mesmo caminho também...

Mairim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mairim disse...

a pdi é lixada lol

Suzi disse...

a idéia do físico eternamente jovem e perfeito é reeditada a cada geração, como se fosse uma praga!

JooGoo disse...

Generalizar a crueldade do mundo artístico, do show business, à realidade de todos os dias à quase como pensar que o “Colégio da Barra” é o retrato fiel das escolas portuguesas!

Como sempre no mundo do espectáculo, as coisas são uma imagem empoladas (para o bem e para o mal) do que normalmente se passa.
Não percamos a esperança… o regresso das Spice Girls é um sinal claro de refluxo na tendência juvenil das coisas.
Pode estar empolado pelo sucesso mediático alcançado pelo grupo na década de 90, mas vem recordar os mais esquecidos que estas (agora trintonas) ainda estão aí para as curvas!

JooGoo

Sara disse...

O mundo continua a ser dos homens... :/

Capitão Gancho disse...

Sabes quando o mundo vai finalmente ser bom para as mulheres?
-No dia em que acabarem os espelhos!

Eh eh eh

Piadinha de caserna.
(hoje estou com muita imaginação)

Eu adoro todas as mulheres, novas, velhas, cotas, sem cotação, com rugas, sem rugas, com celulite, sem celulite, mas tem uma condição, têm é que ser todas muito asseadinhas e não TEREM bigode.
Adoro o cheiro do oregão, hortelão, mangericão...por aí fora...

E se aparecer um belo marinheiro, também " marcha ", porque não?

Alba disse...

No mundo de espectáculo, nem as excelentes podem fazer-nos (a nós, público) da idade que aparentam. Ali joga-se forte com emoções simbolismos e empatias. Lembro-me de uma actriz de cinema oscarizada (agora não me ocorre o nome) referir que a partir dos 50 anos faltavam bons papéis e multiplicavam os de louca ou "bruxa" numa perspectiva ligeira, de aproveitamento bizarro.
Muito cruel, de facto!

Morena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabela Figueiredo disse...

Olha, minha querida, nenhuma mulher, de nenhuma idade tem de se conformar com o papel que lhe está reservado pela sociedade, porque ela é a sociedade.
Haver papéis há, são é distribuídos a pessoas mais novas ou mais famosas (pessoas que fazem nada e que os media tornaram famosas), porque o culto do corpo e da juventude atinge praticamente todas as áreas de actividade.
Pela parte que me toca, posso estar mais gorda, ter mais manchas, estrias, agora que estou muito melhor que aos 20, meu amor, estou. Estou muito mais fresca, muito mais amarga e doce no equílibrio certo, mais consciente, e se me perguntassem se queria voltar atrás, não não queria. Adoro ter 40 anos. Agora é que estou bem. Nem me lembro da idade. Sou intemporal.
Beijinhos.

Alien David Sousa disse...

Estas a ser realista Marta. Mas não precisas de falar nas mulheres após os 40. Podes falar nas mulheres com 29 ou 30 que têm de trabalhar 3 vez mais do que um homem para se imporem numa determinada área, para serem respeitadas. E quando atingem um determinado patamar, ainda ouvem bocas de que chegaram lá porque subiram na horizontal...é triste, mas isto AINDA é um mundo dos homens.
Quanto às actrizes ou já são monstros sagrados, ou ficam por isso mesmo...pelo nada.
Beijinhos