28/11/07

Não se desgracem

É cíclico. Uma espécie de fado. Volta e meia, lá aparece alguém a discorrer sobre os efeitos perniciosos da Internet e dos acessos rápidos e demasiado fáceis ao mundo global. Coube agora a vez à presidente da Organização Mundial da Família (OMF) que anuncia que a Internet “é a grande inimiga da família” na Europa e nos países civilizados, como se antes de estarmos todos aqui não houvesse problemas nenhuns entre pais e filhos, irmãos, tios, primos, cunhados, sogras e afins. A dita senhora está certa de que o melhor mesmo é desenvolver uma “estratégia concreta” para “enfrentar esta problemática”. E eu estou quase certa de que a violência doméstica, a pedofilia, a pobreza, o desemprego, os acidentes infantis, o insucesso escolar ou a pura demissão de alguns pais do seu verdadeiro papel fazem muito mais mossa nos nossos lares do que um périplo diário por uma mão-cheia de websites ou umas conversetas via MSN.

9 comentários:

Custódia C. disse...

Constatei que hoje ainda não falámos no MSN. Isso quer dizer que estamos a melhorar a nossa relação familiar? Posso ir jantar lá a casa logo à noite ?

Luís F. disse...

O uso da internet até pode causar alguma celeuma familiar… mas, como referes, existem outros problemas bem menos tecnológicos e que afectam bem mais as relações familiares…

Miguel S. disse...

A Internet, como tantas outras coisas, só causa mossa familiar quando os educadores, por tantos motivos que não vale a pena aqui enumerá-los, se demitem do seu papel e fazem dela uma muleta para ocupar o vazio.

1entre1000's disse...

oh bailhamenossasenhora... agora a net é a culpada de tudo... tem as redes largas é o que é...

Anónimo disse...

Olá
Oh desgraça
glória nas alturas
a questão é
falta de formação e informação
o exagero pode ser levado ao
"do cúmulo"

Isabela Figueiredo disse...

Olá. Então de volta, hein?!

nelio disse...

sempre que um novo fenómeno social se impõe, há sempre os velhos do restelo a endemonizá-lo. já temos uns mileniozitos disto, nada de novo, portanto.

Anónimo disse...

A DEISI ESTÁ LOUCA,isto deve ter que ver com um problema de infância mal resolvido!

Unknown disse...

Já tinha saudades de ler o teu blog :)

Pois é, é mais fácil culpar a Internet de problemas de nascem, crescem e raramente morrem na familia.

Então que culpa tem a Internet se as pessoas não falam e conversam entre si?

Que culpa tem a Internet que alguns pais se estejam a borrifar para o que fazem os seus filhos?

E já agora que culpa tem a Internet dos filhos que se estão a marimbar para os pais?

E também pergunto eu se a pedofilia nasceu com o Internet?

Mas é de facto maís fácil culpar algo do que fazermos uma exame de consciência.

A visão que algumas têm da Internet faz-me chorar. Vi na SIC o Dr. Medina Carreira a falar sobre Economia (só um nota: ele fala muito de economia mas não é economista) e sobre o programa do governo de dar portáteis e acessos à Internet aos estudantes o seu comentário foi: "isso é só para ver pornografia".

Dr. Medina Carreira: nós julgamos os outros por aquilo que somos logo espero sinceramente vê-lo no site Shufuni.com