21/02/08

Coisa estranha

Muitas, muitíssimas, famílias portuguesas continuam a investir alegremente os seus recursos financeiros em créditos para a casa, para o carro, para a torradeira, para a Bimby, para as férias no Sul de Espanha. Tanto que o endividamento dos portugueses cresceu mais de 10% o ano passado.
Da próxima vez que ouvir dizer que somos dos mais derrotistas da Europa, vou querer que me expliquem como é que um povo que acredita que consegue pagar mil e um empréstimos mesmo que lhe aconteça alguma contrariedade como ficar subitamente desempregado pode ser pessimista? Alguém vai ter que decifrar esta muito nossa esquizofrenia colectiva.

15 comentários:

Custódia C. disse...

Gostei da referência à Bimby :):):)
Muito oportuna!

Luís F. disse...

Nem me fales da Bimby!
Começo a achar que gostamos de viver com a corda na garganta ou na corda bamba… e depois logo se vê…

nelio disse...

a questão é que nem todos se aguentam. e depois vêm as penhoras. se vires as estatísticas do crédito mal parado, são uma desgraça. mas as pressões do mercado para o consumo são muito fortes. os lucros dos bancos são quase pornográficos. as pessoas ainda não compreenderam o pouco de que necessitam para serem felizes.

Eduardo Ramos disse...

Ora toma!
É mesmo essa questão.
Toda a gente queixa-se do não ter dinheiro, mas os restaurantes andam cheios, vê-se toda a gente com telemóveis novos, carros novos... alguma coisa anda errada. Ou então sou eu que ando errado.

Anónimo disse...

Está correcto, senão o endividamento tinha subido 30%.

Anónimo disse...

na mouche! é isso mesmo, Marta: uma coisa muiiiiiiiiiiiiiiiito estranha

Ana disse...

A Bimby é um case study nacional, sem dúvida! Quanto ao resto, 100% de acordo.

Capitão Gancho disse...

Porque somos todos UMA GRANDE CAMBADA de MENTIROSOS...

BAd disse...

O que acho mais graça que isso, é que esses mesmos portugueses garantem a toda a hora que não estão nada endividados, é ouvi-los dizer a toda a hora: 'sim, é verdade que tenho umas dividazinhas, mas há pessoas bem pior...'.
É que tem mesmo graça ouvir dizer: 'É terrível, há pessoas que fazem crédito atrás de crédito'... Onde estão esses tantos que têm os créditos todos? Ou não assumem ou são ficção :)

1entre1000's disse...

é assustador de facto...

Francis disse...

eu diria, inconsciencia colectiva.

Seksumado disse...

Não conheçia a Bimby. Acho que vou fazer um crédito ao consumo para comprar uma apesar de não saber cozinhar mas como spu optimista acredito que vou aprender!

Unknown disse...

Estou cada vez mais optimista. Este mês deixei de pagar o crédito do meu computador.

tulipa_negra disse...

cada vez que vou ao Colombo também me pergunto o mesmo...

bjs

Alien David Sousa disse...

Essa coisa de sermos pessimista não é bem assim. Eu discordo Marta e tu no texto acabaste de provar a minha teoria. Nós somos um bocado como os brasileiros, a diferença é que eles têm o Samba e nós como temos o Fado passam a vida a dizer que somos um povo triste. Se fosse esse o caso , andariamos por aí a saltar das janelas. Sim, porque um povo que atravessa à anos uma crise como a nossa,um povo que em muitas casas existe um quarto para 3 ou 4 pessoas e mesmo assim sai para a rua com esperança de encontrar um emprego sabendo como as coisas estão, não pode ser pessimista. Eu vejo pela minha mulher a dias, a vida dela é uma miséria, nem te conto os detalhes todos, mas apenas te digo que tem um filho deficiente e muito problemas, mas quando olhas para ela vês uma senhora sempre com um sorriso no rosto e como ela há muitas outras pessoas. Pessimistas, nós? Isso para mim é oura invenção que está associada ao rotulo do fado.

Só nos falta mais sol, porque se reparares no verão as pessoas iluminam-se, mas a merda em que vivemos é a mesma.
Dizer que somos pessimistas quando andamos a lutar tanto para viver nesta condições é um insulto e não é verdade.

Beijinhos