13/09/06

Se calhar estou enganada mas isto para mim é chantagem

É normal. Aceitável. Não se estranha. Entranha-se logo a ideia de que não deve haver nenhuma câmara municipal que goste de ouvir dizer ou ler ou ver escarrapachado num ecrã que a respectiva cidade ou vila está suja e cheia de deliquentes. A Câmara Municipal do Porto chegou à fórmula certa para contornar o problema do mau falatório: chantagem. Vai daí que "os-chicos-espertos-realizadores-ó-produtores-de-cinema-ó-televisão" que precisem de apoio técnico e logístico da autarquia só poderão obtê-lo se prometerem não dizer mal da cidade. Não tem nada que saber:"ai, querem ajudas? o quê? liberdade criativa? qué isso? toca mas é a elogiar os tripeiros, qué para isso que cá estão. ora, ora".

18 comentários:

menir disse...

Bom, parece que o senhor Rui Rio alastrou a sua versão revista e aumentada da "Nova Censura" a quem quer que seja que pegue numa câmara... O que se segue? Fotógrafos que apontem a objectiva de forma duvidosa? Fazer uma espera a cada cidadão que ouse conspurcar o bom nome da Câmara e atirar-lhe com um imposto sobre a calúnia ao municipio?

JANUS disse...

Será que tem 'dress code' como na madeira? Se não tiver são fraquinhos!

Anónimo disse...

Será que filmar a cidade com o telemóvel é válido para obter subsídio, se não dissermos mal da cidade? :P

desculpeqqc disse...

jà tinha referido essas chantagens no meu Blog.
Até aqui usava-se a influência para moldar os media e as restantes instituições, mas a Câmara do Porto coloca tudo 'preto no branco'.
Isso é mesmo chantagem e deveria haver alguém a por cobro a isso.

asr disse...

Males de maiorias absolutas. O Dr. Rio é 'ou estão por mim ou então... qu'é esta m....????' Autoritarismo e arrogância em excesso... sem dúvida

João Silva disse...

és mesmo tu que estás enganada!
isto não é chantagem...é mesmo corrupção! sensura, ditadura....estupidez
Chama-lhe o que quiseres mas isto parecem coisas daídade média...mentalidades que não se admitem num analfabeto quanto mais na camara municipal de uma grande cidade.

_+*Ælitis*+_ disse...

Ola ola:) é a primeira vez que aqui venho, se me das a licença :)

Tb nao gosto mto mto de responder a desafios mas tanto fui etiquetada e ABC'ada que finalmente respondi. Pelas mesmas razoes: porque sou simpatica e tudo :)

Sobre essa chantagem: de certa forma da para compreender nao é? é como pais que nao querem que os filhos falem mal deles, hehehe :)

Beijos de Paris, e de mim, claro.

Jessica

vinte e dois disse...

Até entendo. Lá vão emprestar os espaços para as filmagens para depois como forma de agradecimento falarem mal! Mas por outro lado, é com certeza chantagem :)

Marta, esse desafio já me foi lançado há dias e já lá está no meu blogguy ;)

JCA disse...

Os "tiques" do Dr.Rui já se tinham visto logo no inicio com a proibição de entrevistas á C.S., e agora isto,calma a procissão ainda vai no adro.

Cara Marta,parabens por este post muito oportuno.

Luís F disse...

Uma cidade tão bela como o Porto não merecia tal energrúmeno no seu comando...

Alien David Sousa disse...

Marta, pelo que li não me parece que estejas enganada.
Não me quero prenunciar sobre o assunto porque há uns anitos que não aterro no Porto...mas, sempre ouvi dizer que só quem vive entre quatro paredes é que sabe o que lá se passa.

Saudações alienígenas

rps disse...

Parece-me uma medida razoável. Simbólica e em defesa do bom nome da cidade.
Os filmes podem ser feitos, mas sem apoio da autarquia. Censura seria proibir que se fizessem ou exibissem determinados filmes.

passarola disse...

e mai nada..q'eu também não pago a ninguém pra dizer mal de mim... ;)

Anónimo disse...

Mas não é o mesmo município que proibiu a instituição de criticarem a câmara, porque se o fizessem não recebiam subsídio algum????

susana disse...

se a generalidade das pessoas já tem má ideia da politica e dos politicos, nada como mergulhar um pouco no lodo que é o poder local para ficar com uma ideia pior, aliás muito pior.

johnny handsome disse...

Acho muito bem! Como diz o ditado: "Quem dá...É tio!"

Mocho_ao_Luar disse...

25 de Abril?! O que é que foi isso??? quando há dinheiro, existe sempre meio de limitar a liberdade dos outros.
Existem coisas que metem mesmo "dó"....

Anónimo disse...

Uow........