02/01/07

Primeira conclusão do ano

Na sua homilia do Dia Mundial da Paz, o Papa Bento XVI comparou o aborto ao terrorismo. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, subscreveu a mensagem. E eu nunca como ontem senti uma distância tão grande entre as minhas convicções e as da Igreja Católica Apostólica Romana.

27 comentários:

JCA disse...

Que raio de justiça humana tem a igreja catolica quando estão todos os dias a morrer mulheres e outras afectadas psicologicamente.

Custódia C. disse...

O problema maior ainda é o cinismo dos que o fazem, mas dizem que são absolutamente contra!

Luís F disse...

Pois... Já somos dois (e muitos, muitos, mais) a sentir semelhante distância...

Anónimo disse...

Acho a comparação de mau gosto, claro. Mas já não me indigno com as posições da Igreja.
O parecer da Igreja não é vinculativo e longe vão os tempos em que afirmações destas valiam como sentenças. Compreendo que a Igreja, à luz do que defende, não possa ser a favor do aborto.
Lamentável parecem-me ser, por vezes, os exemplos escolhidos por cada lado da trincheira. Eu que sou pela despenalização do aborto, também já tenho ficado de boca aberta com alguma argumentação, perfeitamente bacoca mas armada ao modernaço, dos que, como eu, são pelo sim. A Igreja, neste caso, não tem o monopólio do inconveniente.

JCA disse...

Assim de repente lembrei-me de um promenor:os homens?Ninguem fala disso?Eu falo por mim,se a minha companheira tivesse que fazer um aborto,não provocaria estragos psicologicos?claro que sim,meus senhores.

Suzi disse...

Como disse o Miguel, é coerente a posição da Igreja de não admitir o aborto. Coerente com seus dogmas, doutrinas, princípios. As comparações são desastrosas, também concordo. Como também são às vezes desastrosos os argumentos dos que defendem a liberdade para abortar.

O que eu não compreendo é como a Igreja Católica, que "proíbe" o aborto, proíba também o uso de preservativos, ou metódos contraceptivos... É muito, pra minha cabecinha...

susana disse...

muito distante mesmo...

Anónimo disse...

Eis o que disse Bento XVI:

"5. Quanto ao direito à vida, cabe denunciar o destroço de que é objecto na nossa sociedade: junto às vítimas dos conflitos armados, do terrorismo e das mais diversas formas de violência, temos as mortes silenciosas provocadas pela fome, pelo aborto, pelas pesquisas sobre os embriões e pela eutanásia. Como não ver nisto tudo um atentado à paz? O aborto e as pesquisas sobre os embriões constituem a negação directa da atitude de acolhimento do outro que é indispensável para se estabelecerem relações de paz estáveis."

Será que deste se pode retirar que aborto = terrorismo?

Para mim não mas cada um que tire as suas conclusões.

marta r disse...

Bikoka,
Tal como dizem as suas próprias palavras (que agradeço que tenhas reproduzido aqui), o Papa XVI "junta as vítimas do terrorismo (...) às mortes provocadas pelo aborto (...)".

Para mim, é uma comparação que não deixa margem para dúvida.

Anónimo disse...

Concordo contigo, mas... acho que a "Igreja" é tão mais do que esses senhores que dizem umas coisas.

Até pareço uma beata a falar - juro que não sou. Acho é que tem um papel social importantissimo, independentemente do que o "cabecilha" diz...

Anónimo disse...

Marta,

O que eu extraio das palavras do Papa é que, para ele, uma vítima é uma vitima seja porque morreu num atentado terrorista, pela fome ou pelo aborto.

Para o Papa, o aborto é um atentado à paz porque "constituem a negação directa da atitude de acolhimento do outro que é indispensável para se estabelecerem relações de paz estáveis."

Não penso que com estas palavras ele diga que quem aborta seja terrorista.

São formas diferentes de negar a atitude de acolhimento para que se estabeleçam relações de paz estáveis.

Anónimo disse...

Hã ... também não sou beato mas acho que muita coisa que se diz sobre a Igreja, a sua Doutrina e Dogmas mostram, por vezes, que as pessoas estão mal informadas.

rps disse...

Independentemente da questão em análise neste post, o afastamento em relação à Igreja e à Fé é muito comum. Sempre o foi, entre os Homens, de todos os tempos.
E, entre os Homens, de todos os tempos, é um fenómeno que passa à primeira dor forte. O à primeira doença grave de um próximo...

Anónimo disse...

Ainda agora nasceu um ano e os velhos cânones já fizeram soar as trompetas... Há muito que desisti de me inquietar com os senhores de branco.

desculpeqqc disse...

Terrorismo é a igreja ter cromos como esses!

tamagoxi disse...

Pois é não sai o que dizer eu sou ateu e o que o Papa diz para mi não me diz nada é uma sorte não acreditar assim não tenho desilusões com a religião

João Silva disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
João Silva disse...

Alguém venha esclarecer este país de uma vez por todas que as pessoas que votam "SIM" não são a "favor do aborto"!
O "sim" no referendo é para despenalizar e regulamentar uma prática que devidamente aplicda é importante para a saude publica, para a sociedade, e Para a dignidade de muitos seres humanos!

Dizer sim no referendo não significa gostar de abortos nem incentivar a pratica dos mesmos!

Raios partam as mentes retrógradas, amputadas de opinião propria que se deixam inflenciar pela hipocrisia da igreja!

...está visto que estou danado! DASSSS!!!

Anónimo disse...

O D.José Policarpo deve andar a por alguma coisa nos cigarros...
Um dia diz que a sua posição é de não interferência,no outro alinha com o Papa.
Atitudes pouco dignas de quem quer ser mentor espiritual de uma geração(a minha,p.ex)que já não anda por aí a bater com a mão no peito.

BAd disse...

Ainda não ouvi nem o papa, nem o Don José Policarpo insurgirem-se contra os maus tratos infantis, o abandono em caixotes de lixo, as crianças vitimas de toxicodependencia devido ao consumo dos pais, as crianças criadas na rua, as crianças em instituições de caridade e solidariedade social vitimas muitas vezes de abusos, a lentidão dos processos de adopção, etc.
Enfim... tantos outros casos em que teria sido preferivel nem sequer nascerem.
É só a minha opinião...

asdrubal tudo bem disse...

Para mim ainda pior do que esta comparação é o facto de a Igraja continuar a condenar o uso do preservativo.

Anónimo disse...

Mas tu precisas de intermediários entre ti e Deus?

Anónimo disse...

Agora li os comentários:
rps:
Gostavas de ter o teu pai e mãe com cancro???
E não vou correr a uma igreja, não sou hipócrita!
Deus é energia, assim como nós. Quando morermos a nossa energia volta para Deus.
Não preciso de chulos intermediários para ter de pagar o tapete vermelho, a música (como pedem nos casamentos). Maldita igreja e religião que só faz é atraso e GUERRA!
Sim, grande parte das guerras são motivadas por politica-religião.

Custódia C. disse...

Voltei de novo, para subscrever na íntegra o comentário acima do João Silva!

Milharinha disse...

Já somos dois!
Nem preservativos, nem aborto, nem nada...
Vamos aumentar exponencialmente a população, em especial nos países em desenvolvimento (antigos paises subdesenvolvidos)

menir disse...

Cara marta, esse (o da Igreja Católica) é um outro universo...

Alien David Sousa disse...

Marta...ainda não sabes?
Esse senhor é um INCONTINENTE VERBAL! NECESSITA DE FRALDAS!
bjs