23/02/07

Assim, de repente, passaram 20 anos


Venham Mais Cinco - Zeca Afonso

Venham mais cinco,
duma assentada que eu pago já
Do branco ou tinto,
se o velho estica eu fico por cá
Se tem má pinta,
dá-lhe um apito e põe-no a andar
De espada à cinta,
já crê que é rei d’aquém e além-mar
Não me obriguem a vir para a rua
Gritar
Que é já tempo d' embalar a trouxa
E zarpar
A gente ajuda, havemos de ser mais
Eu bem sei
Mas há quem queira, deitar abaixo
O que eu levantei
A bucha é dura, mais dura é a razão
Que a sustem só nesta rusga
Não há lugar prós filhos da mãe
Não me obriguem a vir para a rua
Gritar
Que é já tempo d' embalar a trouxa
E zarpar
Bem me diziam, bem me avisavam
Como era a lei
Na minha terra, quem trepa
No coqueiro é o rei
A bucha é dura, mais dura é a razão
Que a sustem só nesta rusga
Não há lugar prós filhos da mãe
Não me obriguem a vir para a rua
Gritar
Que é já tempo d' embalar a trouxa
E zarpar

17 comentários:

Custódia C. disse...

:)
Não poderíamos estar em maior sintonia!
Estamos Felizes!

Anónimo disse...

venham mais 5, 10, 50, 545, 1000000 ou sei lá todos...

Grande Zeca...que o teu espirito irrequieto abale com as almas mais conformadas e, lá no assento eterno onde te encontras lhês dês o animo que precisam para o reencontro final.

Suzi disse...

Dentre tantos versos lindos... "havemos de ser mais" tocou meu coração!

(Estou feliz por você e por Ccc)

Anónimo disse...

Aprendi a gostar de Zeca Afonso quando passei a ter idade para não confundir as coisas e não ficar preso a rótulos. Foi e é, sem dúvida, um dos nossos maiores poetas.

rps disse...

Era bom, o tipo. E bom tipo, decerto.

astuto disse...

«Lá no cimo duma montanha acendemos uma fogueira, para não se apagar a chama que dá luz na noite inteira...»

A chama continua viva. Zeca para sempre!

Anónimo disse...

Grande Zeca! "embalar a trouxa e zarpar", eis o que me apetece fazer nos últimos tempos. Beijinho, Lu

Boop disse...

Zeca!

tulipa_negra disse...

passaram 20 anos e alguns temas continuam a ter actualidade...

Anónimo disse...

comuna!

Anónimo disse...

Grande homem que era!
Um ARtista que ficará para sempre ligado à nossa Revolução ;-)

Bom domingo

A SULista

Anónimo disse...

assim de repente não foi bem assim
20 anos : )
foi um artista e revivam eles!
e outros
nós

Rafeiro Perfumado disse...

Brindemos à sua memória, então...

1entre1000's disse...

bonita homenagem!!!!

Alexandra disse...

Escolheste uma das minhas preferidas!

João Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Silva disse...

As palavras que deixo são do "Zeca" também,

"Em terras,
Em todas as fronteiras
Seja benvindo quem vier por bem.
Se alguém houver que não queira
Trá-lo contigo também

Não percas tempo que o vento
É meu amigo também"

(traz outro amigo também)