27/04/06

Montra virtual

Aqui há uns dias, resolvi ir espreitar uma coisa chamada Hi5. Parece que se tornou moda entre os adolescentes, sempre mais permeáveis a estas modernices. Registei-me neste “convívio virtual” ou “serviço online de amizades” ou lá o que é e aí fui eu com uma pontinha de curiosidade, outra de desconfiança. Andei para cá e para lá, abri várias páginas, dei uma olhadela aqui e ali e pronto. Saí, retirei o meu registo e não volto à carga. Confirmei as minhas desconfianças todas. Trata-se sem dúvida de um produto destinado aos sub 18, o que é muito compreensível. A miudagem está em idade de fazer e desfazer amizades como quem troca de camisa. É saudável e faz parte do crescimento. Acho é estranho haver tantos adultos por lá com padrões de comportamento semelhantes. As páginas das mulheres despertaram-me uma curiosidade especial. A ideia com que fiquei é que parece implícita uma competição do género “Miss Hi5” onde as concorrentes aparecem dispostas em catálogos, em busca da amizade mais "desinteressada". Descarregam as suas fotos – às dezenas – em poses estudadas ao pormenor e décors a condizer. Há de tudo: na praia em bikini, na esplanada com óculos escuros, na neve com os skis, em cafés com os amigos, em casa com os cães, sérias, com ar grave, contentes, eufóricas, com a língua de fora, a fazer boquinhas sexys, com a mão na anca, de copo na mão, morenas, louras, com madeixas ou nuances. Um paraíso para qualquer gajo. É só ter olho e alguma criatividade para deixar um comentário a preceito. De preferência, com alguma alusão a um atributo físico. Elas não estão lá para outra coisa.

11 comentários:

Anónimo disse...

Minha querida, o Hi5, cumpre uma missão, no caso dos adultos que a menina não se apercebeu. A ideia é conhecer outras pessoas, outros relacionamentos amorosos, para quem está sózinho(a) ou está infeliz com aquilo que tem.Além disso pode proporcionar encontros de lésbicas e homossexuais com casais heterossexuais, etc.Senão repare, porque razão alguém colocaria fotos "suas" para uma exposição tão extensa, a olhares " gulosos "? Porque é inseguro(a)ou procura realmente alguma " pimenta " para a "sua" vidinha. Este último é o meu caso e de todas as minhas amigas.
Compreendeu?
Não seja tão convencional.
A vida tem muitas escolhas. Faça já você a sua.

nspfa disse...

ó pá, se n tivesses tirado o teu registo inda me atrevia a dar uma voltinha por lá!:-)

agora a sério, já recebi não sei quantos convites dessa coisa, mas se já nem tempo tenho pa dar conta do recado no blogue, para qu~e meter.me em mais avarias?! e além do mais esse tipo de "conhecimentos" ou "relacionamentos amorosos" - como diz a vera silva - estão baseados numa perspectiva de desilusão tão grande, que um pouco de sensatez a mais que o normal leva logo a torcer o nariz

Custódia C. disse...

Não conheço o Hi5, embora já tenha ouvido falar. O que me parece é que a maior parte dos adultos de que aqui falas, com esta necessidade de exposição, devem ser pessoas muito sozinhas, com poucos amigos, pouca vida fora de portas e por isso tentam, através destes canais, agarrar uma ligação com os outros. É uma má solução é certo, mas será que conseguem arranjar outra forma?

Anabela disse...

Marta, o que acabei de ler escrito por si, vai inteiramente de encontro ao que eu penso do famoso Hi5!

Também eu já lá fui espreitar, porque todas as minhas colegas (solteiras) me diziam, "epah, aquela cena é muita fixe!"

... bem...

Pareceu-me precisamente uma vitrine de gado, onde a exposição, quanto mais ousada e mais original, mais angariações de amizades atinge.

Achei piada à ficha de apresentação individual: Comprometido/à solta/só numa de olhar/à procura de alguém...

As esposas e mães de bragança que descubram isto, e vai ser o cargo dos trabalhos! Ah se vai!

Anabela disse...

Só agora li o comentário da Vera Silva. Exactamente, a vida tem muitas escolhas. A minha é precisamente repudiar a vitrine virtual.

A Vera e as suas amigas devem ser cá umas loucas... Tem a certeza que o seu caso é mesmo o "último"?

Anónimo disse...

Estão lá para outra coisa, estão.

Anónimo disse...

Na grande generalidade, AS adolescentes usam o hi5 para cruzar conhecimentos, receber os ditos comentários que elogiam determinada pose, e claro elas ficam todas contentes. O pior é quando os conhecimentos se podem tornar perigosos para elas. Mas para isso deverá existir um Pai ou Mãe, ou então os dois que terão de tratar de explicar "umas coisas" à filha. Falo das miudas, porque infelizmente são os alvos dos gajos, como a Marta refere.

Tenho o meu perfil no hi5, volta e meia dou uma vista de olhos pelas várias páginas e fotografias e o resultado é sempre o mesmo: "boca aberta", mas tenho a agradecer ao hi5 o facto de me ter retornado os meus amigos, os meus saudosos amigos do secundário e alguns da preparatória. Graças ao hi5 conseguimos juntar quase todo o grupo daqueles idos tempos.
Quanto ao resto... Também não devemos ser tão duros nas criticas Marta...
Oh D. Vera Silva, "vidinhas" todos temos! Ou acha-se imensamente feliz por correr de casa para o trabalho e pouco mais durante 5 dias e passar os outros 2 dias em "apimentar" a vida sabe deus como?!

tulipa_negra disse...

já recebi "n" convites para essa cena do hi5 e resolvi perguntar a um amigo meu o que raio era isso. A resposta dele: "olha aquilo é para um gajo ir lá, ver gajas boas e depois falar com elas..."
e alem disso, concordo com o luis, nem tenho tempo para colcoar posts no blog quanto mais...

Anónimo disse...

Resposta ao Anónimo II

Nunca percebi esta coisa de não dar a cara, e falar como se de seres amorfos, imberbes e clones, fossem. Anónimo? Muito prazer.Vera Silva.
Diga-me lá porque acha que eu levo a vidinha a correr durante 5 dias de casa para o trabalho? A " minha pimenta " funciona nos 7 dias.Temos que aproveitar todos os dias, porque um dia chegará...que já cá não estaremos. Entendeu? Trés hurras para o hi5.

Mariana disse...

o hi5 é como tudo o que existe na net. é bom ou mau consoante o que quisermos fazer dele. estou lá, tenho uma página mas na minha rede só entram os meus amigos e mais ninguém. era só o que faltava andar para aí a adicionar gente que não conheço de lado nenhum! mas, isso, sou eu e mais um monte de gente que não quer andar a conhecer gente por "dá cá aquela palha"! É tudo uma questão de perspectiva!
Bom feriado!

Anónimo disse...

Também eu recebi convites p o Hi5, mas mal passei por lá, desisti. Tal como tu, rapidamente cheguei à conclusão de que aquilo não é mais do que uma forma dssimulada de apresentar uma sala de chat, cheia de desconhecidos e com fotografias cheias de pose, cada um a tentar ser mais convincente, mais giro, mais inteligente ou mais divertido que o outro.

Não sou adepta destas salas de Chat. Por muitos motivos. Principalmente, porque não há nada mais verdadeiro que um cara a cara ;)

A única execpção são os blogs. Vamos conhecendo bocadinhos de cada um, vamos desabafando os nossos problemas, vamo-nos dando a conhecer. Só isso já torna tudo menos impessoal :)