28/04/06

Ser chefe

«Ser chefe, é antes de tudo, apreender as necessidades de um grupo humano relativamente à missão que têm a realizar; é coordenar os esforços de todos no mesmo sentido; é comunicar a todos a esperança de vencer e fazer com que todos partilhem da alegria de ter vencido (...) Proibir ou inibir não é o caminho mais certo para retirar o que de melhor têm os homens. É antes uma demonstração de forças que só revela a incapacidade de um chefe para motivar a sua equipa sem recorrer ao poder que detém (...) O chefe não é um domador que subjuga; nem um orgulhoso que humilha. É um servidor cuja forma de serviço é assumir a sua parte de responsabilidade e ajudar os outros a assumir a sua (...) A virtude principal dum chefe, e talvez a mais rara, é a humildade. Se os nossos chefes não estão disso profundamente convencidos, se não sabem captar as lições autênticas que lhes vêm dos homens e das coisas, se persistem nas suas opiniões a ponto de não querer escutar ninguém, depressa ficarão vazios e ultrapassados.»

Proletários de todo o mundo, uni-vos para exigir chefes que o saibam ser com inteligência.

(Nota: o texto entre aspas é uma compilação de frases cujos autores eu desconheço mas subscrevo na íntegra).

14 comentários:

BAd disse...

Oh meu Deus, Marta. Não sabes o que este post me diz hoje, especialmente.
Estou no meu emprego, sem chefes esta semana, está um caos.
Pior, fui obrigada a tomar certas decisões que não me competem, e para as quais não sou paga.
Não sou mais que os outros colegas, e no entanto, tenho menos direitos.
Alguém disse:
'Devemos ser pagos consoante a responsabilidade que temos'.
Pois entre o dever e o ser.... vai uma longa distancia.
O meu lema é, porque tem de ser: Quem sabe, sabe. Quem não sabe, é chefe...
O meu chefe só o é, porque sim... Não porque tenha capacidade para o ser.
Humildade é palavra que decerto desconhece, aliás aqui, num gabinete cheio de computadores, no caso de haver um erro, até prova em contrário, é erro humano.
O meu chefe nunca se engana, nós é que entendemos mal...
Enfim... eu quero um chefe a sério.

anovska disse...

Ihihihihih, até há uns anos (2 pelos menos) reclamei do meu chefe, discuti com o meu chefe, tive de "levar" com as trombas do chefe, com a incompetência do meu chefe até que... uma proposta de trabalho em outro lado, me fez retirar todos estes atributos ao chefe e dizer hoje em dia: Eu tenho um chefe a sério!
Trabalho directamente com ele, é uma pessoa excelente, sabe o que faz, quando erra sabe que foi ele e admite o erro, é capaz inclusivé de pedir ajuda quando vê que não percebe porra nenhuma do que tem à frente dele e finalmente consegui com um chefe uma relação dita estável!

Passei e gostei muito :)
Beijola**

Fernando Almeida disse...

Bem, a mim sempre me disseram que tem chefe são os índios...

marta r disse...

Chefe: indivíduo que, entre outros, é o principal ou o que dirige; funcionário ou empregado que dirige um serviço; director; o cabeça; caudilho; cabecilha; fundador.
(Dicionário da Língua Portuguesa, 7ª edição revista e ampliada, Porto Editora)

tulipa_negra disse...

estive ausente (por excesso de trabalho entenda-se) e perdi a oportunidade de comentar os teus posts fantásticos!
concordo contigo, há chefes que ninguém entende como é que estão no cargo.
Eu, por acaso, tenho uma equipa (pequenina) à minha responsabilidade e não vou estar aqui a falar da minha competência, mas espero estar a fazer um bom trabalho... Não é nada fácil ser chefe (eu falo por mim)!

Custódia C. disse...

Assunto sensível este.... não é fácil ser Chefe não. A verdade é que os há para todos os gostos! Eu tenho Chefe, mas também sou Chefe. Aquilo que eu sinto que o meu faz de mal, é o que tento evitar fazer. Mas que é preciso muito bom senso, muita tolerância e contar até 10 (muitas vezes)antes de tomar uma atitude, lá isso é!

Anónimo disse...

Está-me cá a parecer que o post é uma citação de algo não identificado...

Anónimo disse...

Deus, como isto està certo, que análise extraordinària. Eu sou chefe, aliás dono de uma empresa e posso jurar-lhe que o meu relacionamento com os meus empregados é de Luxo. Ainda mais,a falta de produtividade em Portugal, está completamente relacionada com os maus chefes que não sabem motivar os seus empregados (afinal colegas). Garanto-lhe Marta que se varressem alguns chefes do mapa e substituissem por pessoas realmente competentes, tudo funcionaria muito melhor.

marta r disse...

Anónimo: tem toda a razão. A observação da realidade que me rodeia e a experiência que já adquiri são as minhas principais fontes de inspiração. Por norma, não escrevo sobre o que não conheço. E assumo e assino tudo o que escrevo.

dina disse...

Chefes porque sim é o que mais há por aí, sobretudo em certos meios.Mas o pior são os chefes inseguros, que estão sempre o olhar por cima do ombro. Até porque estes geralmente acumulam insegurança e incompetência.

Luís F disse...

Este post não poderia ter vindo em melhor altura... Estou, neste preciso momento, a presenciar uma atitude déspota do meu chefe (não é comigo mas poderei ser a próxima vitima). Mais palavras para quê? Concordo na íntegra com este post, pois espelha o modus operandi da maioria dos chefes!!

Pedro Correia disse...

Marta, a partir de agora tens ligação directa ao Corta-Fitas. Com todo o mérito.

Anónimo disse...

Máquina Zero, você às vezes até tem piada, como aqueles dois velhotes dos Marretas. Mas tome cuidado com o fígado, que não parece em muito bom estado...

Fernando Almeida disse...

Bem, eu cá sempre ouvi dizer que quem tem chefe são os índios. E mais nada...