12/06/07

Mal dá para acreditar

E não é que as Feiras do Livro de Lisboa e do Porto registaram um aumento de 20% de vendas? Que bom ser poupada à recorrente choraminguisse dos editores e livreiros, que à frente das câmaras de televisão adoram queixar-se dos portugueses que não lêem e, no calor das suas bancas, marcam preços exorbitantes por edições do século passado a tresandar a mofo e a manuseamento selvagem. Que bom. Já não aguentava tanto sofrimento. Era de fazer chorar as mais duras pedras da calçada.

28 comentários:

Capitão Gancho disse...

E a menina acha que se o mercado livreiro estivesse em crise, o Sr.Paes do Amaral, se ía meter nele? aquele alí só entra onde lhe cheira a muito papelinho colorido...eh eh eh

Anónimo disse...

Tem razão Marta,é mais uma vez a choraminguisse nacional.

ERGELA

Custódia C. disse...

20%? Nada mau!
Estaremos mesmo a ler mais?

Anónimo disse...

Aumento de 20% de vendas. Este ano venderam ao todo 5 livros, mais um que o ano passado.

alfabeta disse...

Pois , isto é como em tudo, querem clientes mas os preços não são nada apelativos.

Luís F. disse...

Realmente já não há paciência para discursos derrotistas!!! Temos de ver as coisas pelo lado positivo… (já pareço o nosso Presidente a falar….)

Paulo disse...

Por acaso reparei no Domingo passado nas declarações dos vendedores nos stands das editoras todos contentes da vida a dizer que a "coisa" lhes corria de feição e que não comparava ao marasmo dos outros anos... muito bem... agora... PODEM BAIXAR OS PREÇOS, ÓH FAXABOR?!?

Belzebu disse...

Estranho, muito estranho! Quando ouvi a reportagem televisiva fiquei com a pulga atrás da orelha! Há algo que provavelmente me está a escapar! Será que já não se fazem carpideiras e miserabilistas como antigamente?

Hummmm!! Saudações infernais!

Pink disse...

Aumento de 20%...Portugueses a ler mais?
Só se for por obrigação!!!
Como essa coisa do Plano Nacional de Leitura...
Obrigar os profs a trabalhar a literatura mas aulas...ya...
Isso vai fazer mesmo os alunos gostarem mais de ler. Pois!
Ler por prazer...sim. Mas por obrigação?!?! Mas o Min. da Educação não tem mais coisas para inventar?!
(eu sempre incuti o prazer de ler e de ouvir ler histórias às minhas criancinhas).
Mas claro que eu devo ter colaborado para o aumento dos 20%.
No que toca a livros...perco a cabeça...e quando dou por mim, tenho quilos e quilos de papel nos sacos.
Encontrei lá o Tiago Rebelo, que me autografou 1 livro que eu já tinha lido "Para ti uma vida Nova".
Agora tou numa de escritores lusófonos.
Até!

astuto disse...

As editoras não se preocupam se os portugueses lêem ou não, preocupam-se se os portugueses compram ou não.

Lucro lucro lucro. E choram choram choram!!

Cumprimentos.

rps disse...

Já há muito tempo postei sobre isso: a choraminguice os comerciantes. De livros e de tudo o resto. Não há época do ano que não se chorem. Há comerciantes com portas abertas há 20 anos, que trabalharam, prosperaram, criaram filhos e a cada reportagem de TV ou de outro meio se choram sobre "a crise".
Não dá para acreditar em tento choradinho.

Já agora, se tiveres pachorra:

http://fadofalado.blogspot.com/2005/12/bem-integrados-rps.html

*Ta* disse...

é incrivel..acho que isso é Marketing, dizerem que as pessoa não leiam...Porque se for comprovar, a realidade é bem outra...

Boop disse...

Parece-me que se pode colocar a questão - Afinal o que é que se lê?
Tenho dois amigos editores. Sei que a vida destas duas editoras não é fácil! E são editoras até muito bem conceituadas....

Eu este ano comprei pouca coisa...

1entre1000's disse...

tipico do portuguesinho achar-se pobrezinho...

Sara disse...

O facto das vendas terem aumentado não quer dizer necessariamente que as pessoas leiam mais. Até porque há muito boa gente que gosta de ter livros nas estantes só porque fica bem com o resto da decoração da salinha.

Suzi disse...

Eles queixam-se dos portugueses, dos brasileiros... que estratégia de marketing mais triste... mesmo de fazer chorar!
:o)

Miss Alcor disse...

Olha, só não comprei mais porque não tive dinheiro! Eles que ponham os livros realmente a "preço de feira" que é ver o pessoal comprar!
Queria comprar um do Sebastian Faulkes e eles queriam 18€ por ele! O mesmo preço da Fnac!

asdrubal tudo bem disse...

Quanto à de Lisboa que ninguém duvide que a principal razão é o fim das obras no Marquês.

Anónimo disse...

Claro que se lê mais...

só 20% ?

Então os folhetos das Grandes Superficies, dos Shopings, das marcas de roupa, da tampa da margarina, do frasco do creme de chocolate para barrar o pão, do saco dos corn flakes,do creme para a cara,dos jornais que nos caem na caixa do correio, das ofertas de viagens incriveis que nos chegam diariamente ao email, etc ,etc....

Claro que todo o mundo está a ler incrivelmente mais...

Unknown disse...

Trouxe os collants verdes, vê-se que Gancho é uma sumidade, ah comentários iluminados.

Aumentou a tiragem da Dica da Semana!

Espero ter sido eloquente o suficiente . Humildemente na prancha!

Capitão Gancho disse...

PARA O ZÉ NINGUÉM

Que RAIO, temos outra vez o CALIMERO?

mas que eloquência é essa ?

Você tá com os collants vestidos?
Não fuja não...
Até lhe " vazo " a...Vista....

OH Homem, você não atina...páre lá com as choraminguices e faça-se HOMEM...
qual é o seu bloggue, a ver se vou lá ver se tem conserto...ou esperança para si...

Anónimo disse...

Essa é uma atitude recorrente não só por parte dos livreiros mas dos comerciantes em geral. A verdade é que apesar de todas as crises e toda a "miséria" de que se queixam, não tenho conhecimento de nenhum comerciante ter abandonado o ramo para se dedicar a plantar batatas. E há por aí tanta terra abandonada…

johnny handsome disse...

Mas o que eu acho é que os portugueses "não lêem coisa que se veja à excepção dos jorais desportivos". Não é que não compram livros. Comprar sempre se comprou, nem que seja porque está na moda ou até porque a capa é bonita e fica bem com os cortinados...;)))))

Conclusão: Compram-se livros (na maior parte maus) mas lê-se pouco.

Nas revistas idem, vendem-se mil vezes mais revistas de banalidades e mexericos do que a National Geographic (só para falar no material mais soft). E o preço é superior.

Unknown disse...

A partir de agora será Ganchinho, oh fofinho, hum conserto, fazer de mim um HOMEM uh...promessas...palavras ocas

Alien David Sousa disse...

É coisa que não entendo. Compram mais, é suposto lerem mais.Mas depois eu menciono um autor que supostamente deveria ser do dominio publico e ficam a olhar para mim como se eu fosse uma Alien...ups eu sou um Alien. Mas tu entendeste o que quiz dizer.
Beijinhos

magarça disse...

Esta notícia também me surpreendeu... O que é feito da lenga lenga miserabilista anual dos livreiros?! para mal da minha carteira, devo ter contribuído para a percentagem...

Movimento Pela Net Mais Barata disse...

Mal da para acreditar os preços que pagamos pela net! Em vez de choraminguice é melhor fazermos alguma coisa. assinem o nosso manifesto.

Mocho_ao_Luar disse...

Uma pessoa se quiser arrnja livros baratos. Ao preço que estão os livros hoje em dia...até doi.