25/04/06

Morangos sobredotados

Inês Simões e Luís Lourenço fazem parte do elenco de "Morangos Com Açúcar". São dois jovens fresquinhos, giros e com um ar simpático e limpo. Se tiverem juízo, inteligência, capacidade de trabalho e talento podem, um dia, tornar-se actores porque, na verdade, ainda não o são. Toda a gente sabe que, salvo algumas excepções ao nível do elenco sénior, as estrelas desta série juvenil são recrutadas em agências de modelos e castings mediáticos onde se deixa foto de rosto e de corpo inteiro. Não se exige formação nem experiência: só uma cara laroca e arruma-se o assunto. Pois bem, a Inês é modelo e foi a segunda classificada num concurso de beleza. O Luís participou em anúncios publicitários. Não consta que algum deles tenha estudado para o ofício, ambos são estreantes e andam pela casa dos vinte anos. Hoje, descobri que os dois estão a dar formação num workshop sobre técnicas de interpretação. A ideia é seleccionar miúdos para frequentar uma escola de actores a inaugurar em Braga. Se calhar sou eu mas acho isto tudo um bocado estranho. Como é que se ensina alguma coisa sem ter aprendido quase nada?

7 comentários:

Rui Jorge 9 disse...

Não percebo porque estás surpreendida!

Não sabes o Portugal que tens?

Lá vou eu ter que dizer outra vez.. "eu quero voltar pá ilha!!"

noiseformind disse...

Engraçado, vejo por todo o mundo modelos a serem recrutados a toda a hora para filmes e a darem excelentes actores. E há provas, triagens, selecções. Pq é que tanta gente se irrita com os Morangos? Não percebo, talvez por serem um retrato demasiado fiel do país e querermos imaginar que a nossa maldicência é tudo que nos resta? Parece que sim, se atendermos à quantidade de conhecimentos de outra espécie que o português médio tem. Eh pá... mas esqueci-me. Na blogosfera não há médios, nem medianos, só malta super, seja lá o que isso for ; )))

blog giro...

Anónimo disse...

Moral da História:
Jovem fresquinho + giro + ar simpático + limpo = Professor Moranguito.

Estive a pensar sobre este assunto e conclui que está na hora de inverter os papeis.Professores passam a alunos e alunos a professores.Porque não, diria George Orwel. Vamos lá mudar o mundo.

BAd disse...

Na minha opinião cada vez mais, não só nas novelas mas em tudo o que diga respeito aos média, quem tiver a maior cunha e a cara mais laroca chega mais longe que quem tem formação.
Por isso desisti do curso de ciencias da comunicação e me dediquei de alma e coração a um emprego classe média, completamente mediocre.
E pior é que, elevamos ao estatuto de estrelas qualquer um que apareça na tv. Como diz o velhinho ditado popular:
Mais vale cair em graça do que ser engraçado.

marta r disse...

Noiseformind: Não me irrita nada que os Morangos sejam modelos. A TVI é livre de escolher as suas estrelas de TV tal como as pessoas são livres de considerá-los bons ou maus actores. A minha estranheza não nasce daí mas sim de ver miúdos sem experiência nem conhecimentos firmados a dar formação a outros. Preocupa-me que este deslumbre pela profissão de actor faça cair muitos adolescentes em cursos e workshops organizados às três pancadas e que vendem a ideia de que aparecer na TV é fácil e dá milhões. E barato, será que é?

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo! Cursos de formação e seminários ministrados por quem não tem competência técnica para o fazer. Na profissão de actor como noutras, parece-me um mau princípio.

Anónimo disse...

caso não saibas, o Luís Lourenço teve formação antes de ir para o MCA. Teve com um dos melhores actores portugueses: Nicolau Breyner.
Ainda há dias, na "Revolta dos Pasteis de Nata" (na 2:), um grande actor chamado Virgílio Castelo disse: não sei porque é que fazem tanto alarido sobre os actres de agora serem modelos. Já imaginaram actores feios numa série juvenil?
Para vocês é giro criticar os "actores". É claro que estão em formação. na minha opinião, o Luis Lourenço tem provas dadas de um grande talento. E o workshop até pode ser para crianças ou assim, só para que aprendam algumas noções básicas. Aprendem os míudos e os que ensinam...