04/04/06

Linha de montagem



Hoje apetece-me olhar para o umbigo e desancar na minha geração. Os trintões são uns grandes chatos. Entalados entre os vintões e os quarentões, assim numa espécie de Terra de Ninguém onde já não se é jovem nem se é ainda adulto de corpo feito, estão umas autênticas latas de salsicha a rolar pela linha de montagem. Não se distinguem no aspecto e no conteúdo. Trintão que se orgulhe de si a esta altura do campeonato já trocou o utilitário em 15ªmão pelo monovolume cinza metalizado, o crédito jovem pelo condomínio fechado, o futebol na praia pelo golfe da Quinta da Marinha, a pousada da juventude pelo resort na República Dominicana, o Swatch pelo Rolex, as t-shirts da feira de Carcavelos pelo atendimento personalizado da Sacoor, o SG Ventil pelas cigarrilhas, os caracóis pela sapateira, a imperial pelo whisky. Os filhos andam nos colégios campeões em actividades extra-curriculares, as digressões à casa dos pais e dos sogros têm dia marcado e ponto para picar, as festas em casa de uns e de outros são de elenco residente e presença obrigatória, as férias não se fazem a dois mas a quatro ou a seis em duplo com cama extra. Os homens lêem Dan Brown e andam preocupados com a barriga e com o déficit capilar, as mulheres, fãs de Margarida Rebelo Pinto, já não aguentam o tamanho das coxas e o peito descaído. Fala-se de amantes com os amigos chegados, suspira-se pelo traseiro do vizinho do 4º direito ou pela colega do departamento de pessoal. As discussões perderam a graça: não se grita porque os miúdos estão a dormir e porque também não vale a pena. Aos trinta anos, já ninguém muda. É sentar no sofá IKEA em frente ao ecrã LCD com Dolby Surround e esperar pelos quarenta.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu cá por mim, não há como os quarenta.È só coisinhas boas.VIVA OS QUARENTA.

Custódia C. disse...

Miúda Marta
Estás a ser dura com os trintões. (Como sabes já estou bem mais avançada)
No entanto se tu consegues ver isso, ainda há esperança de que outros o consigam também... e logo..pode ser que percebam a tempo que ainda podem inverter esses valores!
Tenho esperança na V. Geração!

tulipa_negra disse...

concordo "ferpeitamente" com a cereja! eu não tenho rolex (nem swatch para dizer a verdade) nem monovolumes nem essas coisas todas que falaste... na verdade ainda ando de sapatilhas, calças de ganga e mochila... claro que a cara de miúda ajuda... ehehehe
bjs

Anónimo disse...

...e que todos montem sempre que puderem e como quiserem, em linha ou não viva os todos, 30, 40, 50, ... tás trinta e quarenta não é ? parabêns a ti.

Out of Time disse...

Eu não entendi essa dos "entalados entre os 20 e os 40". Das duas uma, ou isso significa que todas essas coisas são aceitáveis aos 40 ou que já deviam ter sido feitas aos 20? Depois os estereotipos aqui descritos são altamente elitistas...nem todos jogam golfe, nem todos "chegam" aos monovolumes. Eu acho que o "entalanço" descrito não tem a ver com a idade tem mais a ver com o enquadramento social dos "trintoes" retratados, mas com essa "camada" de betice não admira que sejam uns chatos de morte.

marta r disse...

Para Out of Time: Este texto é uma visão assumidamente pessoal,livre, subjectiva, estereotipada, assente na observação, sem fundamento científico algum e passível de todas as críticas. Nada mais do que isso. As pessoas que se revejam no que entenderam. Ou que não se revejam em nada, se for caso disso.
Obrigado pela visita.

Anónimo disse...

Ai e isto dos 30 que era suposto ser bestial...Acaba por ser, verdadeiramente do alto do nosso sofá Ikea olhando para o nosso Plasma, acabados de chegar do golf no nosso monovolume, poucos de nós dariam o grito do Ipiranga, e largariam tudo em busca de um registo completamente diferente. Verdade ou mentira trintões??

anovska disse...

Ainda bem que me falta muito para chegar a trintona, ufa!

Anónimo disse...

bom texto, marta.