19/06/06

Klimt

Adèle Bloch-Bauer de Gustave Klimt

Este quadro tornou-se ontem o mais caro da história ao atingir o valor de 135 milhões de dólares num leilão nos EUA. Foi pintado em 1907, roubado pelos nazis durante a segunda Guerra Mundial, entregue ao governo austríaco e depois à neta de Adèle Bloch-Bauer e agora vai estar na Neue Galerie de Manhattan, o museu nova-iorquino dedicado à arte alemã e austríaca.
Parece-me bem. A arte deve estar ao alcance de todos e não refundida numa qualquer sala de estar de um milionário para fazer pendant com os cortinados do mesmo tom.

10 comentários:

Pedro Correia disse...

Belíssimo quadro. Klimt é um dos melhores pintores de todos os tempos. Não admira que os seus quadros estejam cada vez mais valorizados.

Anónimo disse...

Aproveito para lhe dizer que dia 22 de Junho, estreia o maravilhoso John Malkovich, num esperado Klimt, fabuloso.E imagine a Co-produção com a marquinha do nosso Paulo Branco.

Anónimo disse...

Eu sempre tive um fascínio pelos poucos quadros que conheço de Klimt, porque sempre me deixaram longos minutos a olhar para eles e a pensar em tudo e mais alguma coisa. Acho que é dos pintores (a par com Van Gogh, se bem que numa outra perspectiva) que me consegue fazer "vidrada" no quadro e imaginar princípios e fins de histórias...

Enfim, foi só uma reflexão :)

Beijinhos*


p.s - eu não sou "Joanhinha" (o que até soaria diferente e tal...), sou mesmo Joaninha ;)

(olha lá para a listinha dos Outros Astros...)

marta r disse...

Joaninha, tens toda a razão. Já fiz a correcção na lista dos astros... Sorry!

Anónimo disse...

Klimt Klimt bem visto. Tenho uma agenda com fotos dele tambem sou Fan.
John John MalKovich melhor ainda visto tenho a muito uma atraccao estranha por tal personagem.(este teclado nao tem alguns acentos)
A Tozita esta actualizada uhm tem que me lembrar desse tal Filme.
Beijinhos de outro Filme o Paraiso.
Beijos a todos ate logo : )

Anónimo disse...

Perdoada Marta! (eu também fui uma picuinhas, mas enfim...)

Beijinhos ;)

Araj disse...

135 milhões de dólares!?!?!? é muito zero por um quadro não acham?

Custódia C. disse...

E Nova Iorque a ficar mais rica...

tulipa_negra disse...

135 milhões de dólares?!? fod****!!! e darem-me esse dinheiro a mim, não era boa ideia?!?
bjs e obrigada pelo teu comentário marta
segui o teu conselho e já voltei a falar de filmes... ;-)

Anónimo disse...

Best regards from NY! Decks patios driveways mason ohio Didrex and duration Chemical methods dishwashers Gangsta shoes Cell phone carriers in az Alpha sports in dash tvs car Hair loss ortho tri cyclen lo regrow Hydrogen peroxide cancer Nexium and results and lpr and cure White bracelets for ovarian cancer Wirekess stereo earphones Side boards with compact refrigerator space